
Você fez cirurgia de mastopexia com prótese recentemente e tem dúvidas sobre quais são os cuidados essenciais no período pós-operatório?
Pensa em fazer essa cirurgia, mas não sabe por onde começar? Comece pela leitura deste post.
A mastopexia, também conhecida por lifting de mamas é o procedimento ideal para mulheres que desejam levantar as mamas e remodelar os seios.
Se você acredita que essa é a cirurgia ideal para você ou realizou o procedimento e quer saber tudo sobre o período de recuperação, saiba que nas próximas linhas fizemos um resumo sobre o assunto.
Você vai entender como funciona a cirurgia de mastopexia com prótese e quais são os cuidados indicados antes e depois da cirurgia. Confira!
Por que fazer uma cirurgia de mastopexia com prótese?

Alterações de peso, envelhecimento, gestação, amamentação, mudanças hormonais e menopausa são fatores podem deixar os seios flácidos e caídos e a cirurgia de mastopexia é uma solução que pode reverter esse quadro.
Antes de mais nada, é importante que a paciente passe por uma avaliação com o cirurgião plástico que poderá analisar melhor o grau da ptose mamária (nomenclatura técnica para os seios caídos).
Caso a paciente seja uma candidata em potencial para fazer a cirurgia de mastopexia com prótese, o próximo passo é o preparo pré-operatório.
Está na dúvida se a mastopexia com silicone é para você? Preparamos um checklist que pode te ajudar nessa decisão. Confira:
- Você identificou que seus seios estão flácidos e caídos;
- A forma e o volume dos seus seios estão desproporcionais;
- Você sente que uma das mamas é mais baixa do que a outra;
- Você entende que além de flácidas suas mamas se beneficiariam com um pouco mais de volume.
Se você disse sim para a maioria dos itens, a mastopexia com silicone é para você. Confira os tópicos seguintes e saiba o que fazer antes e depois da cirurgia de mastopexia com prótese.
Mastopexia com silicone: principais cuidados do pré e pós-operatório
Independente da sua escolha ser uma cirurgia de mastopexia com prótese ou não, tomar os devidos cuidados tanto no período pré-operatório quanto no pós-operatório é fundamental e impacta diretamente no resultado desejado.
Para ficar mais claro, separamos a seguir o que você deve fazer em cada uma dessas etapas. Confira!
Cuidados antes da cirurgia
Durante a avaliação com seu médico, deverá estar pronta para tirar suas dúvidas e alinhar expectativas, mas também não pode se esquecer de falar sobre suas condições de saúde.
O médico poderá conversar com você sobre as seguintes situações:
- Histórico de saúde da família (câncer de mama e outros problemas relacionados);
- Resultados de mamografias;
- Uso de medicamentos, álcool e drogas;
- Histórico de cirurgias já realizadas.
Além disso, optar por uma cirurgia de mastopexia com prótese exige a realização do exame físico.
Isso é necessário porque para fazer a mastopexia com o implante de prótese para levantar a mama, o especialista precisa tirar medidas dos seus seios, avaliar o volume, a forma, o grau de queda, a posição das aréolas.
Também é importante entender outros detalhes que influenciam na escolha da prótese ideal e na técnica cirúrgica a ser empregada.
Leia também: Prótese mamária: 7 mitos e verdades sobre o procedimento
Cuidados do pós-operatório x recuperação da mastopexia

O período de recuperação é uma das etapas mais importantes da cirurgia de mastopexia com prótese.
Por isso, é importante que você faça um planejamento incluindo o tempo de repouso, o local de recuperação e ainda encontrar uma pessoa que consiga te ajudar neste período.
Após a cirurgia de mastopexia com prótese, você precisará de um sutiã pós-cirúrgico para imobilizar e reduzir o inchaço dos seios. Dependendo da situação, o médico poderá colocar um dreno para evitar o acúmulo de fluídos que poderiam causar hematomas, seromas e infecção.
A drenagem linfática pós- operatória costuma ser indicada nesse período e ajudará bastante no processo de desinchar das mamas.
IMPORTANTE: O resultado definitivo da cirurgia de mastopexia com prótese aparecerá em torno de seis semanas. No entanto, tudo depende dos cuidados pós-operatórios que devem ser seguidos à risca. São eles:
- Não movimente os braços por no mínimo duas semanas;
- Em hipótese alguma faça esforços bruscos como caminhadas ou exercícios físicos;
- É expressamente proibido fumar após a cirurgia (isso prejudica a cicatrização);
- Não deitar de bruço ou de lado nos primeiros 30 dias da recuperação;
- Fuja de qualquer exposição ao sol, pelo menos por três meses depois da cirurgia;
- Use o sutiã cirúrgico por 24 horas durante 6 semanas;
- Fique atenta às recomendações médicas em relação à troca de curativos;
Além desses cuidados, lembre-se de marcar e comparecer aos retornos períodicos no consultório e caso observe qualquer alteração na cirurgia converse com seu médico.
Uma dica interessante que pode te ajudar a se preparar para o período de recuperação é solicitar uma lista com todas as recomendações que devem ser seguidas.
Ainda com dúvidas sobre a mastopexia com silicone ou sobre os cuidados essenciais após a cirurgia? Clique aqui!